domingo, 23 de junho de 2013

Esta Não é a Copa Que Nos Prometeram

 Eu, assim como a maioria do povo brasileiro, sou apaixonado por futebol, e torci muito para que um dia o Brasil pudesse sediar uma Copa do Mundo. Se não me falha a memória, foi no ano de 2008 que esse sonho começou a se tornar real, quando o Brasil foi de fato anunciado como um dos países concorrentes a sediar a Copa do Mundo de 2014.
 A euforia e expectativa eram grandes. Junto com elas vieram as promessas de que todo o país iria melhorar até lá. Melhorias no transporte público, na saúde, na educação, em segurança pública. A Copa da Fifa seria um pretexto para fazer desenvolver o Brasil.
 Infelizmente o que se vê hoje às vésperas da Copa, são gastos absurdos com construção e reforma de estádios, e quase nada investido nas outras promessas. O resto da história todos nós já conhecemos: o aumento do preço da passagem do ônibus foi só o estopim para o início da grande onda de protestos que percorre hoje o nosso país.
 Para se ter uma noção mais exata, os dados da última revisão da Matriz de Responsabilidade - uma espécie de órgão público que controla os gastos com o evento da Fifa - os gastos no Brasil com os estádios (e segundo eles também obras de mobilidade urbana e melhoria de aeroportos) já supera a marca dos R$28 bilhões.
 Consegue imaginar o que você faria com R$28 bilhões? Pois bem, com esse dinheiro seriam possíveis de se construir + de 570.000 casas populares do programa "Minha Casa Minha Vida", tendo como base que o valor médio de construção é de R$40 mil por casa. Os valores gastos no Brasil são infinitamente superiores ao que foi gasto na Africa do Sul em 2010 (R$17 bi) e na Alemanha em 2006 (R$12,9 bi).
 Não é difícil entender a revolta do povo brasileiro. Os hospitais continuam com filas enormes no atendimento, isso quando não faltam plantonistas, ou não se tem condição necessária para trabalho; a educação pública anda ruim (o Brasil é 85º no Ranking de Desenvolvimento Humano da ONU), e a violência é grande até mesmo nas cidades mais interioranas do país. Isso pra não falar do tanto de taxas que pagamos, como por exemplo o IPVA, que parece não estar sendo investido na manutenção das estradas sempre esburacadas.
 A Copa do Mundo que chegou veio apenas para sugar dinheiro público, enriquecer aqueles que já são ricos (administradores particulares de estádios, donos de hotéis, etc...) e ainda dar um lucro bom pra Fifa. Procure saber o valor médio de um ingresso, e me diga, se realmente vale à pena o custo-benefício de sediar uma Copa.

Nenhum comentário: